terça-feira, 13 de abril de 2010

Enfermagem do Trabalho

Enfermagem do Trabalho

Histórico:Antigamente conhecida como Enfermagem laboral
inicio: séc.XIX,Inglaterra.

Brasil: Inicio dos anos 70, quando o Brasil, se consagrou campeão mundial de acidentes do trabalho, o governo impôs que as empesas contratassem profissionais especilalizados como médicos do trabalho, engenheiros do trabalho, enfermeiros do trabalho, auxiliares de enfermagem do trabalho, engenheiros de segurança do tabalho, e técnico em segurança do tarbalho.

A única preocupação do governo e do setor empresarial era a redução de acidentes do trabalho. Nehuma atenção a saúde do trabalhador foi conferida.

Papel da enfermagem do trabalho nesta época: fazer curativo, prestando atendimento aos trabalhadores que se acidentassem no local de trabalho.

Com a mudança da NR7 (norma regulamentar) do Ministério do Trabalho, que passou a ser denominada Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional(PCMSO), houve uma nova temática a saúde do trabalhador, tendo uma visão mais preventiva voltada aos programas de promoção e prevenção a saúde do trabalhador.

A enfermagem teve seu papel destacado,na saúde do trabalhador atuando no atendimeno, através de prevenção e promoção das doenças relacionadas ou não com o trabalho.

Também a enfermagem do trabalho vem atuando nas novas técnicas empregadas para avaliação e seleção de candidatos à vagas nas empresas e dos trabalhadore que já atuam, detectando precocemente doenças ocupacionais ou doenças clinicas.

Campo de atuação do técnico do trabalho especializado na área: industrias e empresas multinacionais como a Perobrás, Nitrofértil, Nirocarbono, Ford etc. Construtoras, Empresas rodoviárias, aeroviárias, hospitais etc.

Funções: Vide próximo Blog


Fonte de pesquisa: Moraes, Marcia Vilma G., Ed. Iátria, Enfermagem do Trabalho, Capítulo I - Introdução

Nenhum comentário :

Postar um comentário