terça-feira, 30 de março de 2010

A gripe suína

A gripe H1N1
Qualquer infecção por influenza , o quadro clinico inicial da doença em questão é caracterizado como uma sindrome gripal, que por sua vez é definida como "doença aguda ( com duração máxima de cinco dias),apresentando febre, ( ainda que referida)acompanhada de tosse ou dor de garganta, na ausencia de outro diagnóstico" (Ministério da Saúde,Diretrizes para o enfrentamento à Pandemia de Influenza A(H1N1),pg5)

Este novo tipo de virus da influenza A(H1N1) é transmitida de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse ou espirro e secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Segundo o governo do México, os sintomas podem iniciar no período de três à sete dias e a transmissão ocorre principalmente em locais fechados. Segundo a OMS, não há registro de transmissão deste novo subtipo, da influenza, para pessoas por meio da ingestão de carne de porco e produtos derivados.

Sinais de alerta( complicações):

Presença de pelo menos um dos critérios a seguir:
Agravamento dos sintomas iniciais,alteração do estado de consciencia
Desidratação
Convulções
Taquipnéia
Batimento de asa de nariz
Febre superior à 38 graus
Hipotensão, frequência cardiaca maior do que 120bpm
Oximetria de pulso: saturação de O2 menor que 94

Prevenção:
lavar as mãos sistematicamente
Cobrir oa boca e o nariz quando tossir ou espirar
Evitar lugares fechados
Manter ambientes bem ventilados
Não compartilhar objetos de uso pessoal
Usar lenços descartáveis
Evitar contato pessoal com pessoas com infecção respiratória

Fiquem alertas!

Regina Pastor



Estamos divulgando os nossos novos cursos técnicos de Óptica e Nutrição que têm início previsto pra Abril.
Venham conhecer e divulguem também!

sábado, 27 de março de 2010

Perfil do técnico em radiologia



É fato que um bom técnico em radiologia deve ter a capacitação para operar equipamentos que emitem Raios-x, conhecer os principais posicionamentos radiográficos, criando alternativas para pacientes politraumatizados, pediatria e geriatria; ele deve saber identificar a composição de filmes, a relação entre exames e écrans, os procedimentos de processamento na câmara escura, deve avaliar a qualidade da imagem em câmara clara, identificar fatores que influenciam a qualidade radiográfica: mA, Kv, tempo de exposição, distância foco-filme, entre outros.

Porém atualmente um técnico em radiologia deve possuir não só essas atribuições, mas também deve estar preparado para enfrentar situações que vão muito além do que as páginas de um livro ou até mesmo um professor podem ensinar. Essas situações que se mostram na maioria das vezes imprevisíveis, inesperadas, diria mesmo inusitadas, ocorrem ao longo de nossa vida profissional e infelizmente não podemos fugir delas, pelo contrário, temos que ser capazes de corresponder a esses desafios de maneira incomum e criativa, empreendedora, eficiente e acima de tudo eficaz nos resultados, demonstrando ponderação, responsabilidade, cautela, porém segurança nas decisões e ações, somado ainda a justiça e a ética. Não basta apenas ter uma formação técnica, é preciso uma “formação” humanizada – um atendimento diferenciado, personalizado – ainda que dezenas de pessoas sejam atendidas num mesmo dia, cada um com seus conflitos, seus questionamentos a cerca de suas doenças, preocupadas nos seus sub-mundos...

Desta forma gostaria de finalizar com o seguinte pensamento: “A natureza verdadeiramente humana das organizações é a necessidade de construí-la em função das pessoas e não das técnicas” (MORGAN, 1996).

Sucesso à todos!

Profª Daniela S. Ribeiro

terça-feira, 16 de março de 2010

Nossos cursos !

O mercado do trabalho para os profissionais de nível médio, na área de saúde, ainda possui o previlégio de agregar oportunidades que poderão transformar toda uma vida, oportunizando o cidadão a realizar os seus sonhos, pois, o homem sem trabalho sente-se excluso do contexto de produzir, participar, construir, modificar, criar.

Ele orgulhar-se de viver das ações destes infinitivos, como individuo e como ser social. As formações profissionais, para técnicos de nível médio são rápidas: vinte meses, incluindo aulas práticas e teóricas.
A escola Maria Pastor tem vinte e um anos preparando verdadeiros profissionais de saúde, humanizados e capacitados para sorrir quando alguém nasce e diminuir ou aliviar as dores dos que sofrem.

Quais são estes cursos?
-Enfermagem, Radiologia, Analises Clinicas, Óptica, Nutrição e Segurança do Trabalho.

Quais os requisitos necessários para fazer estes cursos?
- Ser maior de 17 anos, ter concluído os estudos do segundo grau e ter sido selecionado na entrevista da escola.

Quais são os beneficios que a escola oferece aos alunos?
- Excelentes professores, Sem cobrança de taxas de estágio, oferta da blusa da escola, módulo digital grátis, descontos se pagos no vencimentos.Salvador Card

Aonde exercer suas funções?
- Hospitais, indústrias, clinicas, escolas, creches, Home Care, socorros de urgências, restaurantes, indústrias alimenticias, ópticas, fábricas de óculos, laboratório de bioimagem, laboratórios de analises clinicas etc.

Existem cursos de especializações nesta área, a nível médio?
- Sim. A escola está autorizada para ministrar os cursos de Especializações reconhecidas pelo CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA BAHIA: ENFERMAGEM DO TRABALHO, ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO E ENFERMAGEM EM UTI.

Nossos portais !

Mesmo com a inauguração do Blog aqui da Maria Pastor, nós estamos disponíveis também através dos seguintes endereços:


Sítio:
www.esaudemariapastor.com.br

Comunidade do Orkut:
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3962230


Não deixem de acompanhar, e aguardem que em breve notícias e novidades serão publicadas.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Meninos de Rua

A dolorosa situação das crianças de rua do nosso Brasil tem chamado atenção do mundo inteiro. Muitas pessoas têm observado, por onde passam a crueldade que praticam com os menos favorecidos pela sociedade. - Como é possível deixar esta população de crianças indefesas, na rua, abandonadas, sem teto e com fome a mercê de aliciadores, predadores sexuais e traficantes?

Esta é a realidade de Salvador, Bahia, do centro da cidade. Crianças de até oito anos, deitadas nos passeios, drogadas, sujas, com fome, no auge do seu crescimento e desenvolvimento físico e mental, sentenciadas a morte prematura. Sentenciadas pela indiferença, sem oportunidade de defesa, julgadas como criminosas a cumprir penas sem reinvidicar os seus direitos, sem ter acessos à apelação.

Não recorrem às sentenças, pois, não sabem como e nem a quem. Não foram instruídas antes de serem condenadas a esta vida sofrida. Não têm defensores. Perdem os prazos naturais para o crescimento, desenvolvimento físico e mental, processos necessárias para se tornarem adultos felizes e produtivos. Cidadãos.

São os sem teto, sem infância, sem juventude, sem carinho, sem orientação, sem escola, sem alimentos. Sem pais, sem país. Sem dignidade. Pena cruel.

São vitimas do sistema, mas a eles cabem as sentenças dos réus.
São vitimas do abandono, dos descasos de tudo e de todos. Sentenciados sem direitos a condicional. Muitas vezes condenados à morte, por algozes perversos: as drogas, a desnutrição e a alienação mental.

O lar é um pedaço de chão em qualquer passeio, onde dormem sob o céu nem muitas vezes receptivo. Se sentem frio pedaços de papelão servem de cobertores.
Quando vem a chuva recebem o sopro forte do descaso constitucional. Vivem na selva urbana mercê dos lobos maus. Não construíram seus abrigos sobre um passeio e debaixo de um papelão, por preguiça, como o porquinho da história dos três porquinhos. O sistema obriga-os a fazê-los assim.

Direitos? Somente no papel, na constituição. No momento o grande solidário destes crimes contra a criança e o adolescente é o crak. Um tarja preta vendido sob a luz do dia em qualquer esquina desta cidade. Entorpecente marginal de última geração, barato que vicia e condena á morte. Entorpecente de amplo consumo,jogado no mercado sem permissão do Ministério da Saúde, da Vigilancia Sanitária,sem o selo da ANVISA. Sem bulas. Substancia perigosa que os fazem roubar, matar e morrer, destruídos no momento em que deveriam aprender a construir o próprio futuro. Paliativo barato, perigoso e assassino para adormecer a dor e o sofrimento destes sem teto, sem escola, sem alimento, sem defensor, sem pais, sem país.
É difícil entender tanta crueldade.

Vendo estes casos e o sofrimento destas crianças no dia a dia, nas ruas, não se imagina que aqueles meninos na praça, não estão ali brincando, como deveriam estar, após um dia de aula. Ali é a sua moradia, seu país. Ali eles pedem esmola, recebem olhares de medo e desprezo.

Alguns ficam em portas de restaurantes em grupos aguardando sobras de comidas para não morrerem de fome. Outros lavam vidros de carros, vendem balas e nas noites dormem no chão, cobrindo-se coma camiseta suja, velha, furada, esticadas entre os joelhos e a cabeça. Sem teto, sem carinho e sem cobertor.

Estatisticamente, 75% destas crianças se estivessem com seu tempo ocupado entre a escola, casa e as recreações, não estariam nas ruas a sofrer. Se tornariam seres felizes, trabalhadores, formariam suas próprias famílias. Não precisariam comer lixo, e sentir fome e frio ou buscarem as drogas.

Onde está a raiz do problema? – Na falta estruturação da família, nas prolongadas ausências dos pais em busca da sobrevivência deixando os filhos sozinhos sem orientações, a deriva, neste mundo duro e cruel. Na falta de profissionalização do cidadão que é obrigado a matar um leão todos os dias para sobreviver.

A solução? – Participação de todos, sensibilidade dos mais favorecidos, escola com bons professores, capacitação profissional, ocupação do tempo das crianças na ausência prolongada dos pais ou quando não estão na escola, escola em horário integral. Creches. Reforço escolar em período inverso ao horário da escola, recreação sadia. Acesso fácil aos meios culturais. Estimulo à leitura.

- Causas? São várias:
Nas migrações do homem do campo para grandes centros urbanos. Falta de uma política eficaz para a educação, habitação e planejamento familiar. Falta de uma política séria com subsídios e estímulos para assegurar a permanência do homem do campo. Falta do olhar para a verdade e as causas que fazem o marginal, o drogado etc. Falta da ajuda de todos.

Vamos começar a fazer alguma coisa de sólido para esta comunidade de crianças e jovens que ainda não estão sob a tutela das drogas.

No segundo semestre de 2010, a escola Técnica em Saúde Maria Pastor implementará um projeto, na escola com as crianças do Gravatá e Independência, no bairro de Nazaré para oferecer gratuitamente reforços escolares gratuito. Desejamos contar com a colaboração de ONG's e voluntários. Participem!


Regina Pastor
Enfermeira e Administradora da Escola Técnica em Saúde Maria Pastor

Boas vindas !

Tendo como missão, oferecer aos jovens e adultos oportunidades para que possam conquistar seu espaço dentro de um contexto produtivo, tornando-se ator e construtor de sua ascensão econômica e social como individuo e cidadão e dessa forma vem atuando e se mantendo com sucesso, a Escola Técnica em Saúde Maria Pastor agora abre suas portas para o mundo virtual e resolveu abrir este espaço para dialogar sobre tudo o que nos faça crescer de alguma forma.

Dessa forma, sejam todos bem vindos e não deixem de acompanhar nossas discusões, reflexões e tudo mais que nos vier a cabeça!

Um novo tempo começou pra gente agora !