segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CONTER levanta polêmica de segurança nos aeroportos brasileiros


O CONTER – Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia trouxe nesta primeira revista do ano de 2011, um alerta a respeito da atuação de profissionais que não são habilitados para operar os equipamentos de Raios-x instalados nos aeroportos de todo o Brasil, tem-se ampliado ações que esclarecem para os órgãos públicos da área de saúde, a INFRAERO (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), a ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) e a população em geral sobre essa prática.

Os profissionais que hoje atuam nos aeroportos, na grande maioria leigos a respeito dos efeitos a longo prazo da radiação, se expõem de forma descontrolada. A legislação não permite a atuação de outros profissionais que não sejam especializados, porém apesar nas notificações realizadas pelo CONTER, ainda não se obteve um efetivo controle. 

Em um debate, a presidente do CONTER, Valdelice Teodoro, afirmou que “não podemos ter a ilusão de que a baixa radiação não traz prejuízos. O efeito estocástico (acúmulo de radiação) pode trazer danos ao DNA, gerando consequencias nas gerações futuras.”  Ainda foi enfatizado a respeito da formação específica dos Técnicos em Radiologia, e concluiu dizendo que não se trata de “uma reserva de mercado, estamos preocupados com a utilização da radiação por profissionais sem a devida qualificação.”


RESUMO feito da reportagem “CONTER LEVANTA POLÊMICA DE SEGURANÇA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS” extraída da revista CONTER, Ano VII – Jan/2011, pág. 05

Para maiores informações e se manterem atualizados, sigam a CONTER no twitter: www.twitter.com/ConterOficial

Daniela S. Ribeiro – Tecnóloga em Radiologia/ Coordenadora do curso Radiologia

Nenhum comentário :

Postar um comentário