segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Hora de aproveitar: Promoção Especial para turmas de Dezembro e Janeiro

A Escola Técnica em Saúde Maria Pastor está dando 20% de desconto no valor da matrícula das turmas com início das aulas em dezembro/2011 e janeiro/2012.

É sua chance de aproveitar e investir no seu futuro profissional nesse fim de ano e começar 2012 matriculado em um curso técnico, numa escola técnica de tradição e qualidade. Confira as turmas em promoção:

Enfermagem Noturno;
Radiologia Matutino;
Radiologia Sábados;
Análises Clínicas Noturno;
Análises Clínicas Sábados.

Esperamos você aqui para fazer sua prova de seleção, totalmente sem custos. Maiores informações pelo telefone: 71 3321-3030

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Transplante entre três pessoas vivas é realizado pela primeira vez no Brasil

Um transplante de fígado envolvendo três pessoas vivas, feito através de um procedimento inédito no Brasil, foi realizado no Hospital Angelina Caron, na Região Metropolitana de Curitiba. A técnica, chamada de duplo transplante inter-vivos, foi desenvolvida na Coreia do Sul há 11 anos e nunca tinha sido usada no Brasil.

O paciente, o aposentado Darci Bladt, de 52 anos, tinha cirrose hepática e passou quase um ano na fila do transplante. Quando o estado de saúde dele piorou, os médicos sugeriram a técnica com doadores vivos, que poderiam ser encontrados na própria família.

O filho Natanael, de 22 anos, e a sobrinha Júlia, de 26 anos, têm o mesmo tipo sanguíneo que Darci e poderiam doar. Porém, os dois são mais baixos e pesam menos que o paciente, e teriam que tirar uma parte pequena do órgão para que não sofressem riscos. Por isso, os médicos tiveram que usar os fígados dos dois.

Na cirurgia, os médicos retiraram um terço do fígado de cada um dos doadores e juntaram ao do paciente. “É mais uma opção, não é única, não é primeira, mas é mais uma opção para aqueles casos que você não tem saída”, disse o médico Mauro Roberto Monteiro, que participou da cirurgia. Os médicos precisaram de autorização do Ministério da Saúde para fazer a cirurgia.

Duas semanas depois da cirurgia, os três se recuperam dentro do previsto pelos médicos. Darci ainda está internado e tem dificuldades para falar. Os dois doadores já receberam alta.

"Quando a gente tem um problema desse na família, a gente sempre pensa nessa opção, a opção de poder doar a gente mesmo. A fila de espera, querendo ou não, é meio que uma Mega Sena", diz o filho Natanael, que compara sua cicatriz na barriga a uma "medalha de honra".

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Encerramento da Turma de Especialização em Tomografia Computadorizada

A primeira turma de especialização em Tomografia Computadorizada da Escola Técnica em Saúde Maria Pastor encerrou suas aulas no último sábado 10 de dezembro, após 7 meses de aula. O trabalho de Conclusão de Curso coordenado pela coordenadora Daniela Ribeiro contou com apresentações sobre Doenças do Torax, Reconstrução de Imagens do Face, Angiotomografia, Trauma Craniano, Aneurisma Cerebral dentre outros.




No total foram 16 apresentações individuais onde cada aluno apresentou um trabalho dividido em 3 partes, trabalhando dentro de seu tema aspectos como anatomia, patologias e operacionalização e prática dos exames.



Daniela, coordenadora, afirmou que ficou muito contente com os trabalhos entregues e satisfeita com as apresentações e o nível de aprendizado da turma. Desejou também a todos os alunos boa sorte na nova etapa profissional, agora especialistas técnicos, e que esse título sirva de trampolim para alcançar melhores cargos.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Governo investe R$ 4 bi para enfrentar crack e outras drogas

A presidenta Dilma Rousseff e os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciam, hoje (7/12), um conjunto de ações integradas do governo federal para enfrentar o crack. Com investimento de R$ 4 bilhões da União e articulação com estados, Distrito Federal, municípios e sociedade civil, a iniciativa tem o objetivo de aumentar a oferta de tratamento de saúde aos usuários de drogas, enfrentar o tráfico e as organizações criminosas e ampliar ações de prevenção.

Com o mote Crack, é possível vencer, as ações estão estruturadas em três eixos: cuidado, autoridade e prevenção.

O primeiro inclui ampliação e qualificação da rede de atenção à saúde voltada aos usuários, com criação da rede de atendimento Conte com a Gente.

No eixo autoridade, o foco é a integração de inteligência e cooperação entre Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias estaduais, a realização de policiamento ostensivo nos pontos de uso de drogas nas cidades, além da revitalização desses espaços.

Também nesta segunda-feira, o Executivo envia ao Congresso Nacional o projeto de lei que altera Código de Processo Penal para acelerar a destruição de entorpecentes apreendidos pela polícia e agilizar o leilão de bens utilizados para o tráfico de drogas. A presidenta Dilma assina ainda a Medida Provisória que institui o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp).

Já o eixo prevenção prevê ações nas escolas, nas comunidades e de comunicação com a população.

Mais informações

Assessorias de Comunicação Social
Ministério da Saúde – (61) 3315.3580/2475
Ministério da Justiça –  (61) 2025.3315/3135  

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Saiba mais sobre a meningite que levou Ivete Sangalo ao hospital.


A simples citação do nome meningite na notícia da internação da cantora Ivete Sangalo deixou muita gente preocupada, especialmente porque casos da forma mais perigosa da doença, a meningite meningocócica, vem pipocando pela Bahia desde setembro deste ano. O boletim médico divulgado ontem, dia 5, pelo hospital em que está internada a cantora já informou que esse diagnóstico preocupante foi descartado e que Ivete tem uma variante "benigna" da doença. Saiba mais sobre ela.

A meningite é causada pela inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal.
Qualquer que seja o agente causador da inflamação das meninges, os sintomas costumam ser dor de cabeça, náuseas e febre e rigidez na nuca. Os quadros virais são mais leves e, nesses casos, a meningite pode ser denonimada “benigna”, o que significa que provavelmente a doença não trará complicações.
A meningite viral geralmente não apresenta risco de transmissão de pessoa para pessoa. Portanto, o paciente não necessita de isolamento. Seu contágio se dá por meio de água e alimentos contaminados. Já a meningite bacteriana – causada principalmente pelos meningococos, pneumococos ou hemófilos – é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria delas.
“Causada pela Neisseria meningitidis, essa meningite pode levar à inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia)”, diz Ricardo Cunha, diretor de vacinas do Delboni Auriemo Medicina Diagnóstica. A transmissão se dá pelo contato de saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de uma pessoa saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.
Como crianças de até seis anos de idade ainda não têm seus sistemas imunológicos completamente amadurecidos, estão mais vulneráveis à enfermidade. Idosos e pessoas com o sistema imunológico debilitado também fazem parte do grupo de maior suscetibilidade.
“Vale lembrar que alguns casos de meningite bacteriana podem não ser graves, assim como casos virais podem evoluir com complicações”, reforça Angerami.
Para a confirmação diagnóstica das meningites são feitos alguns exames. “Para determinar a presença de meningite e verificar o agente causador, retira-se um líquido da espinha, denominado líquido cefalorraquidiano”, informa Cunha.
Em caso de meningite viral, o paciente fica internado por alguns dias para avaliação de sua evolução clínica e para controlar os sintomas da doença. Na bacteriana é indicado o uso de antibióticos específicos e o doente fica no hospital durante todo o período de tratamento.
A prevenção de alguns tipos de meningites pode ser feita por meio de vacinação. “É importante ressaltar a necessidade de procurar precocemente avaliação médica caso apareçam sintomas da doença”, diz Angerami. Grávidas com quadro de meningite, mesmo que na forma branda viral, necessitam de cuidados e acompanhamento médico, pois há risco da doença gerar complicações na gravidez.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Salvador entre as capitais com maior índice de infestação de Dengue.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que, dos 561 municípios monitorados pela pasta, 48 estão em situação de risco de surto de dengue, 236 estão em alerta para a doença e 277 apresentam índices considerados satisfatórios. O mapeamento foi feito entre outubro e novembro, em parceria com as secretarias municipais de Saúde.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Liraa), mais de 3,9% dos imóveis das cidades em situação de risco apresentaram larvas do mosquito. Nos municípios em alerta, a taxa ficou entre 1% e 3,9%. O índice considerado satisfatório é inferior a 1%.

O balanço revelou ainda que 4,6 milhões de pessoas vivem em áreas de risco de epidemia de dengue. Os municípios nessa situação de risco estão localizados em 16 Estados e incluem três capitais brasileiras: Rio Branco, Porto Velho e Cuiabá.

Entre as capitais em situação de alerta destacam-se Salvador, com índice de infestação de 3,5%; Recife, com 3,1%; Belém, com 2,2%; São Luís, com 1,6%; e Aracaju, com 1,5%.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Nova turma do curso técnico em Óptica

A Escola Técnica em Saúde Maria Pastor abre uma nova turma para seu Curso Técnico em Óptica  voltado para aqueles que não possuem muito tempo para frequentar as aulas presenciais.

As aulas acontecerão em finais de semana alternados nas sextas feiras à noite, sábados pela manhã e tarde, e domingos pela manhã. O curso acontecerá em 30 meses, mesma duração das turmas com aulas somente aos sábados.

O investimento pro curso é de R$140,00 de matrícula e R$220,00 de mensalidade, que se pagas até o vencimento fica por R$209,00. O início das aulas está previsto para março/2012 e o curso da direito ao Módulo de Estudo Integrador, Meia passagem e encaminhamento pra estágio.

Aproveite essa oportunidade para se formar numa área de grande procura pelo mercado, visto a necessidade pela lei de contratação de técnicos em óptica pelas ópticas. Maiores informações: 71 3321-3030.

Trabalho de Conclusão de Estudo em Módulo - Radiologia - R30

A turma R30 de Radiologia apresentou na última segunda feira seu II Trabalho de Conclusão de Estudo em Módulo.

Tratando de temas como Introdução ao Laboratório, Processamento Químico, Farmacologia, Processamento Digital entre outros, os alunos divididos em 7 equipes de 5 a 7 alunos apresentaram trabalhos de qualidade, baseados nos assuntos dados durante o II módulo do curso.

Ainda foram feitas apresentações dos temas: Anatomia Radiológica, Incidencia do Joelho e Ponte do Carpo e Túnel do Carpo. Ao final das apresentações, os alunos ofereceram um coquetel de encerramento para celebrar o final de mais uma etapa do curso.



A coordenadora do curso e avaliadora das apresentações, Daniela Ribeiro, manifestou mais uma vez sua opinião sobre a importancia da pesquisa contínua dentro do curso técnico em radiologia.

Confira um trecho da apresentação sobre Introdução ao Laboratório.



A Escola Maria Pastor aproveita para parabenizar todos os alunos da turma e a excelência de suas apresentações.  Aguardamos a mesma dedicação e resultados tão bons no próximo TCEM!