segunda-feira, 26 de março de 2012

Alunas da Escola Maria Pastor contratadas pela Bosch.

É com grande orgulho que trazemos essa notícia à toda sociedade: Duas alunas da Escola Maria Pastor  foram contratadas pela multinacional BOSCH como Técnicas de Enfermagem do Trabalho. Valquíria Augusta de Oliveira, aluna da turma 27º turma, e Suziane Vitorino de Souza, aluna da 28º turma, após concluírem seus estágios foram aproveitadas por essa empresa de 125 anos de fundada, desde 1954 no Brasil.

As atuais funcionárias do Grupo Bosch, atuarão dentro da empresa, na filial de Simões Filho, cuidando da saúde de seus trabalhadores, cuidando de campos como ergonomia, segurança dentre outros.

A Escola gostaria de parabeniza-las pelo esforço e dedicação aos estudos e pela contração por esse grande grupo. Que mais alunas possam as ter como exemplo para alcançar sucesso semelhante!

sexta-feira, 23 de março de 2012

I Trabalho de Conclusão de Estudo em Módulo da R-31

Os alunos da 31ª turma de Radiologia da Escola Maria Pastor apresentaram na última segunda feira (19/03) o I TCEM - Trabalho de Conclusão de Estudo em Módulo. O trabalho que serve para avaliar o desempenho do aluno ao final de um grupo de disciplinas foi apresentado com excelência, sob a orientação da coordenadora do curso, Daniela Ribeiro. Confira aqui no blog um pouquinho do que ocorreu no evento e algumas fotos.  Cobertura: Raoni Ferreira








Os alunos da 31ª turma de Radiologia da Escola Maria Pastor apresentaram na última segunda feira (19/03) o I TCEM - Trabalho de Conclusão de Estudo em Módulo. O trabalho que serve para avaliar o desempenho do aluno ao final de um grupo de disciplinas foi apresentado com excelência, sob a orientação da coordenadora do curso, Daniela Ribeiro. 




Os alunos, divididos em 5 grupos, trouxeram temas atuais e interessantes para explanarem. Com recurso de banners, vídeos, e slides, pudemos conhecer mais sobre: O comportamento do técnicos em Radiologia no ambiente de trabalho; Virus Meningite; Doença de Chagas e suas repercussões cardíacas; Descaso no SUS; e cidentes da Bacia.



Ao final das apresentações, Daniela fez questão de comentar sobre a qualidade dos trabalhos apresentados, e de como fica satisfeita em ver o crescimento de todos na turma. Também foi servido um coquetel com doces e salgados finos para a confraternização da turma.



A Escola Maria Pastor faz questão de parabenizar todos os alunos da turma, e aposta no sucesso deles neste segundo módulo que se inicia.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Boletos de mensalidade ja disponíveis pela internet.

Atenção alunos! A Escola Técnica em Saúde Maria Pastor prepara mais uma novidade para vocês, trazendo conforto e comodidade.

Agora os boletos das mensalidades de todos os cursos técnicos e especializações já podem ser impressos diretamente de sua residencia pela internet. Para isso basta acessar o site: www.digite.com.br/seinet/135-mariapastor. No portal, insira sua matricula e senha pessoal, que deverá ser pega no setor financeiro da escola, com Franklyn. (A senha deverá ser digitada toda em letras maiúsculas).

A entrega dos boletos continuará sendo feita normalmente na secretaria da escola. Esperamos beneficiar o máximo de alunos com esse serviço. Qualquer dúvida pode entrar em contato conosco.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Convocação de alunos para dependência

A coordenação do curso de radiologia convoca os alunos abaixo citados para entrar em contato com a Escola para saber maiores informações das aulas de dependência, agendadas para o mês de Abril das disciplinas Noções de Administração e Introdução à Enfermagem. Segue relação:

- NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO.
Alessandra Santos Lima - R26
Renilda de Jesus Cordeiro - R26
Mitza Caiena Rezério Bezena - R24
Jardel Moura Matos - R24
Carolina Souza dos Santos - R21
Fabiana Carvalho da Hora Santana - R18
Vania dos Santos Ribeiro - R18

- INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM
Nataniele de Jesus Souza - R25
Bruno Costa R. D'almeida - R26
Diego Henrique Almeida Santos - R26
Josvanda Santos Coelho - R26

A coordenação comunica também que esta é a última chance dos alunos poderem cursar essas disciplinas, visto que o conselho datou para maio o prazo máximo para regularização dessas disciplinas que não fazem mais parte da grade curricular atual. Ficamos no aguardo de todos.

quarta-feira, 14 de março de 2012

CONVITE: Apresentação do TCM I da turma de radiologia R-31

A Escola Técnica em Saúde Maria Pastor convida a todos os alunos, docentes e a comunidade em geral para assistirem a apresentação do Trabalho de Conclusão de Módulo da 31º turma do Curso Técnico em Radiologia.

O trabalho será apresentado dia 19 de março, segunda feira, Às 18:30 na própria escola. Dentre os temas apresentados estarão: Doença de Chagas e suas repercussões cardíacas; O comportamento do Técnico em Radiologia no ambiente de trabalho; Anatomia Radiológica, dentre outros.  Serão 5 grupos, que terão 15 minutos cada para apresentar seu trabalho.

Aguardamos todos aqui para conferir os trabalhos, e prestigiar mais essa turma que termina uma etapa de seu curso.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Curso em Hemodiálise - 4º turma - ÚLTIMAS VAGAS

Últimas vagas para a 4º turma do Curso de Hemodiálise. Hora de se apressar e garantir sua vaga! 

Esta quarta turma terá 80 horas aulas de duração, sendo 60 horas teóricas e 20 horas práticas, com aulas somente aos sábados de manhã, das 8 às 13 horas. O estágio será realizado após a parte teórica e depois do curso o aluno tem direito ao certificado. 

O curso aborda temas como a humanização, questões de ética e psicologia, legislação aplicada, administração, anatomia e fisiologia renal, patologias renais, pacientes transplantados, além de todo o processo de assistência de enfermagem na hemodiálise, incluindo questões como catéteres, capilares, dietas, medicamentos, cuidados a serem tomados antes, durante e depois do processo dentre outros.

O investimento é de R$450,00 dividido em até 3x nos cartões master e visa e no cheque. As aulas começam dia 24 de março.


O herpes faz pelo menos 640 mil novas vítimas todo ano no Brasil - Saiba mais sobre a doença, contágio, prevençao e tratamento

O herpes faz pelo menos 640 mil novas vítimas todo ano no Brasil. Para ser transmitido, o vírus precisa apenas de alguns segundos de contato entre uma pessoa e outra. Depois do contágio, não tem mais volta: você vai carregá-lo pelo resto da vida.

Diferente do vírus HIV, que não é transmitido apenas pelo contato, o do herpes pode ser passado apenas através de um beijo. A doença não tem cura, mas se a pessoa tiver o sistema imunológico forte, consegue evitar novas crises e lesões. Além disso, o medicamento na hora certa pode evitar também o surgimento das feridas.

Na primeira vez que o herpes aparece, a lesão vem com muito mais força porque pega o sistema imunológico despreparado. O vírus é uma ameaça que o corpo não conhece, portanto não consegue impedir e demora a se defender, deixando o organismo mais vulnerável. Nas próximas infecções, o corpo se acostuma e consegue amenizar as lesões com uma defesa mais eficaz.




A doença também pode ser transmitida da mãe com herpes genital para o bebê no caso de um parto normal. Nesse caso, é fundamental a cirurgia de cesária para evitar o contágio.

Quem tem o vírus, é importante cortar do cardápio alimentos salgados e ácidos, como batata, pipoca, laranja, suco de limão e vinagre. Esses alimentos podem irritar ainda mais a herpes e aumentar a dor. Há três tipos da doença: o herpes labial, o genital e o zoster.


Herpes labial
O sol aumenta o risco de lesões da doença, portanto é importante utilizar protetores labiais para evitar as crises. Se você já está com a ferida, evite passar os protetores porque eles podem irritar ainda mais os lábios, aumentar a lesão e até espalhar o vírus.


Herpes genital
A camisinha pode ajudar a evitar a transmissão do herpes genital. Ela não é 100% segura porque protege apenas o pênis e a vagina, enquanto o vírus pode se espalhar pela virilha. O ideal mesmo evitar sexo quando há lesões, até porque pode causar ardor e incômodo no local.


Herpes zoster
É um tipo mais raro de manifestação da doença e acontece quando há uma reativação do vírus da catapora, o vírus varicella-zoster (VVZ). Isso acontece porque, depois de ter a catapora, o vírus não é completamente eliminado do corpo e fica em estado de latência. Quando adulta, a pessoa pode ter a eclosão do herpes zoster. Por algum motivo como estresse, mudança hormonal ou imunossupressão, o vírus da catapora se reativa, levando ao aparecimento de vesículas em zonas muito dolorosas -- alguns pacientes não aguentam nem o vento nessas áreas. Além de coceira e ardor, esse vírus também pode causar dor de cabeça, febre e mal-estar.

Quando o herpes zoster surge, fica concentrada em um lado do corpo e não chega a ultrapassar o meridiano central do corpo. Os locais mais comuns em que ela aparece são: a região torácica (53% dos casos), cervical (20%), do trigêmeo (15%) e lombossacra (11%).


Tratamento
O aciclovir é o principal remédio para evitar o aparecimento das lesões causadas pelo vírus da herpes. O medicamento não mata o vírus, apenas impede sua reprodução. A hora certa de passar o remédio é quando a pessoa começa a sentir aquela sensação de coceira, calor e incômodo localizados. Se aplicado em tempo, o remédio inibe a reprodução do vírus e evita a criação de ferimentos na camada mais superficial da pele.

Muita gente aplica o remédio quando já está com a lesão e isso é errado porque, depois de 72 horas da fase do comichão e da coceira, o remédio já perde quase que completamente sua eficácia.

No caso da herpes zoster, também podem ser aplicadas vacinas imunoestimulantes que diminuem a frequência e intensidade da doença. É importante procurar o médico logo quando surge a doença.

terça-feira, 6 de março de 2012

Semana especial para as mulheres - Ações em Salvador pela SMS

A Secretaria Municipal da Saúde programou uma série de atividades especiais para marcar a passagem pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

O Distrito Sanitário Boca do Rio realiza a partir desta segunda-feira (05) um mutirão de serviços em todas as unidades de saúde da sua abrangência, onde as pacientes poderão realizar, de acordo com a programação, exames laboratoriais, teste rápido para detecção do HIV e sífilis, vacinação, exames clínico das mamas, consultas médicas e de enfermagem, diagnóstico de Anemia Falciforme e preventivo.

Já nesta terça-feira (06), no Distrito Sanitário Cabula/Beirú, um encontro especial será realizado na Fundação Baiana de Desenvolvimento das Ciências (FBDC), das 08 às 12 horas. As palestras destacarão temas sobre Violência Contra a Mulher e Direito Humano à Alimentação Adequada.

Na quinta-feira (08), diversos atendimentos serão dedicados às mulheres na Unidade de Saúde da Família de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário. Serão disponibilizados exames citopatológico do colo do útero e mamografias, além de serem proferidas palestras sobre a Lei Maria da Penha e todo tipo de atenção à mulher.

Também durante a semana, no Centro de Saúde do Barbalho, serão realizadas consultas ginecológicas e acompanhamento do pré-natal durante o horário de funcionamento do posto. Já nos dois turnos desta terça-feira (06) e durante a tarde de quarta-feira (07) serão realizados exames para prevenção do câncer de colo de útero e de mama.

No Centro de Saúde São Francisco, as interessadas poderão realizar o teste rápido para detecção do vírus HIV e exames citopatológicos. 


Quer conferir todas as ações que a Secretaria Municipal de Saude planejou pra essa semana? Clique aqui: Programação Completa