sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ex-alunos são aprovados para Fundação Bahiana de Cardiologia


A Fundação Bahiana de Cardiologia (FBC) realizou o processo  de Programa de Trainee (2ª turma de 2012) para técnicos em Enfermagem e o índice de aprovação dos ex-alunos da Escola Maria Pastor foi de 80%.

O processo seletivo começou com 120 candidatos, inicialmente para realização de provas teóricas. Apenas 18 foram aprovados e, logo após, 6 candidatos foram selecionados para participarem da entrevista Técnica com a Gerência de Enfermagem da FBC. Após este processo, foram selecionados os 05 pessoas para fazer parte da Fundação e 04 destes são ex-alunos da Escola Técnica em Saúde Maria Pastor.

“Conforme análise dos números apresentados está mais que provado que essa Instituição de Ensino trabalha de forma legal e ética, e que os responsáveis por seu funcionamento tem compromisso e seriedade com o processo educacional e de Enfermagem”, diz a Dra. Enf. Cristiane Andrade do Sacramento, da Fundação Bahiana de Cardiologia, contente com o resultado.

A Escola Maria Pastor continua trabalhando com seriedade para a formação de novos profissionais na área de saúde. Temos o total compromisso de oferecer aos nossos alunos oportunidades para que possam conquistar seu espaço dentro de um contexto produtivo, tornando-se ator e construtor de sua ascensão econômica e social como individuo e cidadão. Com isso, parabenizamos os nossos ex-alunos de Enfermagem por esta grande conquista.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Nova parceria abre leque de aprendizado para alunos da Escola Maria Pastor



A Escola Maria Pastor fecha mais uma importante parceria hoje, com o Hospital Salvador. Depois de alguns meses de negociação, o hospital abriu novos campos de aprendizado para os alunos da Escola. Sob a orientação do Dr. Enf. Yury Viana, Coordenador de Enfermagem, os estágios no hospital serão para as áreas de Radiologia e Tomografia Computadorizada.

De acordo com a Coordenadora de Radiologia da Escola Maria Pastor, “essa parceria beneficiará especialmente os alunos do curso de Radiologia e da especialização em tomografia, objetivando formá-los como profissionais aptos para atendimentos tanto na ortopedia, quanto na emergência traumatológica”, diz.



A Escola Maria Pastor agradece ao Hospital Salvador por essa parceria selada, uma vez que, juntos, formaremos novos profissionais qualificados na área de saúde.

Reinauguração do INSBOT de Pernambués traz nova estrutura para pacientes



Hoje, 27/09, foi dia de celebração em Pernambués: A comemoração de reinauguração do INSBOT. Fechada há alguns meses para realização de obras, o evento contou com a presença de parceiros da instituição, como representantes da Escola Maria Pastor e Eurofarma, especialistas da área de Fisioterapia e Ortopedia, além do Diretor Médico Dr. Hélio Souza, Dr. Lauro, o Supervisor de Bioimagem Jaguaraci Santos e a Dra. Enf. Léia Silva.

Desde fevereiro deste ano o prédio da clínica paralisou suas atividades, com o plano de iniciar as obras de reestruturação do local. Depois de 07 meses, a clínica está pronta para reinauguração, com novos equipamentos e profissionais capacitados para atender com qualidade a demanda de pacientes da região de Pernambués e adjacências, que estava precária desde seu fechamento.

O retorno das suas atividades traz a proposta de tratamentos em Ortopedia, Traumatologia Esportiva, Cirurgia de joelho, Clínica Médica, Fisioterapia e Pilates. De acordo com a Dra. Enf. Léia Silva, Gerente de Enfermagem do INSBOT, a clínica volta com um diferencial, principalmente na área de Ortopedia. “Estamos trazendo uma especialização na área de Ortopedia para que o atendimento, no que se trata das regiões do pescoço, joelho, braço e perna, tenham maior qualidade e eficiência na recuperação do paciente”.


A Escola Maria Pastor, que está sempre se importando com o bem-estar e aprendizado de seus alunos, continua mantendo a forte parceria com a clínica através do envio de estagiários. De acordo com a Coordenadora de Radiologia da Escola Maria Pastor Daniela Ribeiro, Tecnóloga em Radiologia, ela considera que esta reinauguração será “um avanço no campo de estágio de Radiologia e a criação de mais uma oportunidade de aprendizado para os alunos do curso”.
 
O INSBOT abrirá suas portas ao público na próxima segunda-feira, 01/10.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

19 de setembro: Dia do Ortopedista


Hoje é dia do Ortopedista, profissional que cuida das doenças e deformidades em ossos, articulações, ligamentos e músculos. Tudo que está ligado ao aparelho locomotor recebe os cuidados deste especialista.


Os problemas ortopédicos aparecem de diversas formas, seja na correria do dia-a-dia, prática esportiva, sedentarismo, o avançar da idade, hereditariedade e consumo inadequado de nutrientes. O ideal é tomar os cuidados necessários para evitá-los e seguir medidas de prevenção do enfraquecimento ósseo.



Dicas de prevenção do enfraquecimento dos ossos:

- Praticar exercícios físicos de impacto com avaliação médica e acompanhamento de educador físico;
- Banhos de sol durante quinze minutos diários, para receber a dose de vitamina D (10 microgramas), com exposição de braços e pernas sem protetor solar (atentar-se para o horário: até as 10h e depois das 16h);
- Medicamentos de uso freqüente, como: corticóides, hormônios artificiais e anticonvulsionantes aumentam o risco de problemas ósseos. Consulte o médico;
- Bebidas alcoólicas e cigarro são inimigos do cálcio, danificam a sua absorção no intestino e têm efeito tóxico;
- Alimentação equilibrada, consumir pouco sal, moderação no café e no chocolate;
- Os adultos devem ingerir 4 porções de leite e derivados ao dia. Já os idosos 5 porções. Uma porção de leite equivale a 200ml, e derivados 120g de iogurte e 40g de queijo branco light ou de ricota, assim atingem a recomendação de cálcio para adultos que é de 1000mg ao dia;
- Consumir alimentos com alto teor de ômega 3: salmão, sardinha, atum, truta, semente de linhaça dourada e  semente de chia. Use o azeite de oliva com moderação.

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Turma 70V apresenta TCC segunda-feira, 17/09


Mais um momento de ansiedade aflora os alunos do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Pastor. Na próxima segunda-feira, 17/09, a partir das 19h, a Turma 70V fará a apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso. A etapa das aulas teóricas e práticas chegaram ao fim e é hora de mostrar todo o aprendizado.

A introdução das apresentações será realizada pelo orientador Jaime Dias e na sequência dar-se-á início às apresentações. As equipes irão abordar diversos temas, dentre eles: Dependência Química e Gestão Ambiental.

O evento será aberto às outras turmas, os quais poderão prestigiar os colegas e servirá de preparo para a futura apresentação de TCC. De acordo com a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Daniela Veloso, este é um momento ímpar de todo processo de aprendizagem. “É uma oportunidade para o crescimento profissional e intelectual do aluno e, com certeza, será uma forma de estar preparando-os para o mercado de trabalho”, explica.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Novas turmas: Cursos Técnico e Especialização Técnica


A Escola Técnica em Saúde Maria Pastor abre novas turmas para os Cursos Técnico e Especialização Técnica em Setembro. Fiquem atentos para os turnos e início das aulas:


CURSOS TÉCNICOS

Análises Clínicas
Turno: Manhã e Noite
Início das aulas: 24 de setembro
Duração: 20 meses

Radiologia
Turno: Noite
Matriculando
Duração: 20 meses


CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA

Enfermagem do Trabalho
Turno: Sábados
Início das aulas: 01 de setembro (ainda matriculando)
Duração: 7 meses

Tomografia Computadorizada
Turno: Sábados e Noite
Início das aulas: 29 de setembro
Duração: 7 meses

No primeiro dia de aula o aluno recebe a camisa do curso, além de ter direito também a outros benefícios: Guia de Estudo Integrador, meia passagem e encaminhamento para estágio.

Compartilhe com seus amigos, familiares e colegas e venha fazer parte da família Maria Pastor.

Maiores informações:
71 3321-3030 / 6900 / 2421
comunicacao.mariapastor@gmail.com


terça-feira, 4 de setembro de 2012

Apresentações de TCM e TCC formam novos Técnicos em Enfermagem




A última semana de agosto foi embalada pelas apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Módulo (TCM) e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Turma 69N do Curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica em Saúde Maria Pastor (ETSMP). Depois de 20 meses de curso, os alunos chegaram à reta final com muita dedicação, ansiedade e emoção.

Dividida entre sete grupos, a turma trouxe à sala de aula discussões sobre diferentes temas – distribuídos pelo Enfermeiro, Professor e Orientador Jaime Dias –, dentre eles: Gestão Ambiental, Home Care, Educação Emocional, Administração de Conflitos, Administração em Enfermagem, Etiqueta Profissional e Ética Profissional na Enfermagem. As equipes apresentaram-se com garra, motivação e mostraram todo conhecimento adquirido durante o curso. 

Diante às apresentações dos seminários, todas as equipes foram aprovadas pela banca avaliadora, que foi composta por alguns profissionais da área, e o Orientador Jaime Dias deu dicas de como se comportar na prática do Técnico em Enfermagem e deixou uma mensagem para a nova fase que se inicia para os formados: “Desejo campo de trabalho aberto, com ética e profissionalismo”.


O curso Técnico em Enfermagem da Escola Maria Pastor tem formado muitos profissionais desde o início de suas atividades, sempre repaginando e aprimorando os procedimentos de aprendizagem. De acordo com a nova Coordenadora do Curso, Daniela Veloso, a meta é sempre trazer para sala de aula tudo que a Escola acredita que é necessário ter para se tornar um bom Técnico em Enfermagem. “Queremos trazer os subsídios de capacitação para o ingresso dos novos profissionais no mercado de trabalho”, explica.

A Escola Técnica em Saúde Maria Pastor parabeniza aos formados e deseja muito sucesso na jornada dos novos Técnicos em Enfermagem.