sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Trabalho de Conlcusão de Curso da turma 73M

Hoje, dia 30 de novembro, os alunos da turma 73M de Enfermagem apresentaram mais um trabalho de conclusão de módulo, onde trataram de diversos assuntos como: Transplante Renal, Diabetes, Cirurgia Cardíaca e HIV/Aids.

O Professor Jaime Dias, junto com uma banca de convidados da área de enfermagem, avaliou os trabalhos e ficou muito feliz com o resultado das apresentações! Ao final, um coffe braek encerrou a atividade com um momento de integração!

A Escola Maria Pastor deseja aos alunos da turma 73M boa sorte na próxima etapa de seu curso e lembra-os que o TCC está se aproximando!

Confira as fotos:





terça-feira, 27 de novembro de 2012

Suspensão das aulas - 28 e 29 de novembro.

Atenção alunos! Dias 28 e 29/11, devido a obras emergenciais na tubulação da escola, as aulas estarão suspensas para algumas turmas. Confiram:


  • Matutino: 73M, PC25, PC22, N08 e R32;
  • Vespertino: TODAS AS TURMAS;
  • Noturno: PC 24, PC28, 75N, 78N, R34, N07 e N09.

As aulas das turmas R35, PC27, 76M, R31, R36, ET34 e OP01 estão mantidas em seus horários normais! 



Contamos a compreensão de todos e pedimos para que divulguem ao máximo de alunos possíveis!

Voltamos normalmente na sexta feira! Até lá!

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A importância da Visita Técnica para os alunos do Curso Técnico em Enfermagem, depois da conclusão dos estudos dos temas do módulo integrador

Visita Técnica é a modalidade didática que objetiva fornecer aos alunos uma rápida visão sobre os aspectos operacionais, funcionais e de instalações físicas da instituição. É atividade de caráter geral informativa e institucional sobre área e os serviços oferecidos pela instituição para um seguro desempenho das atividades a serem desenvolvidas na iniciação do aluno, na prática do cuidar.

Diversos são os recursos utilizados para direcionar estas práticas, contudo abordaremos de inicio a importância das ações: OBSERVAR, ANALISAR E AGIR.

Nada no processo do cuidar pode se passar sem ser observado a agilidade e destreza de agir e de como agir. É na observação que se desenvolve a capacidade de vigiar e a consciência de como desenvolveremos nossas ações no processo da implementação do fazer e de como fazer. 
As necessidades de um paciente devem ser observadas desde o momento que são entregues sob nossas responsabilidades até o seu restabelecimento e alta. Um pequeno detalhe não observado podem-lhe custar sérias complicações, se não, a vida.

Considerando a iniciação do aluno para o desenvolvimento das ações na prática do cuidar, é de suma importância neste momento começar a primeira disciplina profissionalizante com a visita a uma instituição de saúde, pondo em observação a sua estrutura física. Por exemplo, em que espaço e plano da construção se localizam o ambulatório, a unidade de internamento, as enfermarias, o centro de material, o centro cirúrgico, lavanderia, administração etc. e por que estes espaços foram projetados em determinado lugar e de tal maneira. Também deve-se ter atenção para outros detalhes na estrutura física como em relação ao ambiente. É importante faze-lo observar que os pisos e as paredes sejam de cor clara e de fácil limpeza, janelas amplas de forma a economizar os recursos não renováveis e ter iluminação que possibilite o bom trabalho e segurança na observação do paciente. 

O que visam todos estes cuidados? O preceptor que o acompanha induzirá os alunos às observações e análises: - Dos “porquês”. 

Detalhes devem ser observados para serem analisados. Cada setor, de acordo com os serviços ali serem desenvolvidos, tem suas próprias características técnicas: Por exemplo, na enfermaria, a que distancia situa-se um leito de outro, em que norma técnica vai-se em busca desta informação para sua aplicabilidade? Porque este espaço? Aí, na análise desta observação, o aluno sentirá a aplicabilidade das bases tecnológicas adquiridas no módulo integrador: Microbiologia e Higiene e Profilaxia, e biossegurança. Terá também noção de fatores que podem por em risco a segurança do paciente e de como evitá-los.

Nesta primeira instância o preceptor deve acompanhar o aluno, não fazendo comentários de imediato. Ele deverá desenvolver aguçamento da observação e a curiosidade do aprender.

Em alguns setores especializados, como a unidade de terapia intensiva, o aluno deve ser orientado a ficar atento para tudo e realizando anotações. – O que viu? Aparelhos conectados aos pacientes? Um mobiliário diferente? –Quais as finalidades destes equipamentos e porque o paciente está usando?  As buscas por estas respostas devem ser realizadas em conjunto aluno/professor para que se desenvolva o poder da observação da análise e dos princípios científicos, tão importantes para sua introdução na enfermagem. 

O aluno deverá ser induzido aos questionamentos do não óbvio: Como a instituição é mantida, qual o tipo de atendimento ali é realizado, atende a todos os casos ou os específicos? Como se trabalha com tanta gente diferente? Momento em que o preceptor poderá informa-lhe da aplicabilidade de outro tema estudo no módulo integrador: Relações Humanas, Etiqueta Profissional, Ética Psicologia e Educação Emocional. No final, o aluno deverá ser instruído a elaborar um relatório conclusivo para avaliação do aproveitamento a que se propôs a metodologia empregada.

Dra. Enfª Maria Regina Pastor
MCO-UFBA e Escola Técnica em Saúde Maria Pastor


sábado, 3 de novembro de 2012

Dosímetros de novembro já estão disponíveis

Informamos aos alunos dos cursos de Radiologia e Tomografia Computadorizada que os dosímetros de novembro já estão disponíveis na escola. Os mesmos devem ser trocados até o dia 12/11 na Coordenação e, caso haja atraso por parte dos alunos, será cobrado uma multa de R$ 5,00 para cada dia de atraso. Lembramos também que se os dosímetros não forem trocados até o dia 20/11, repassamos ao aluno uma multa de R$ 100,00, conforme contrato.


Atenção aos horários da troca dos dosímetros:

De segunda a sexta-feira: das 08h às 12h e das 14h às 20h.

As trocas serão feitas por Daniela Ribeiro, Marcela Rego, Kátia Cristina, Uilson Torquato e Rafael Bastos.

Informem a seus colegas para que todos efetuem suas trocas no prazo estabelecido.