segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Mutirão leva cidadania a moradores de Águas Claras

*Adaptado da Reportagem original disponibilizado no site do Jornal Atarde: http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1728242-mutirao-leva-cidadania-a-moradores-de-aguas-claras
Os alunos da Escola Técnica em Saúde Maria Pastor estiveram presentes em mais uma edição do Mutirão Social, realizado neste sábado, 21, em Águas Claras, a convite da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social SJDHDS

Com abertura da banda percussiva Band'Erê, uma ação educativa do grupo carnavalesco Ilê Aiyê, o mutirão ainda contou com oficinas de dança e de turbantes. Como parte da programação do  Mês da Consciência Negra, a ação teve ainda serviço de orientação jurídica contra o racismo e a intolerância religiosa realizada pelo  Centro de Referência Nelson Mandela.
Apesar de ir ao evento em busca de outros serviços, a cabeleireira Mileide Barbosa participou da oficina de turbantes e pensa em adicionar a nova  habilidade ao seu trabalho.
"Já faço tranças afro e sempre me interessei por turbantes, mas não sabia fazer. Aprendi a fazer alguns tipos. Acho muito bonito. É sempre bom aprender algo novo", disse Barbosa.
Responsável pela oficina de turbantes, Tamara Rodrigues  afirma que o curso vai além do objetivo estético. "Não é apenas um pedaço de pano. O propósito é conscientizar, não só hoje, mas destacar a beleza que existe nelas mesmas. Além de aprender a fazer turbantes e adorar o seu cabelo crespo e cacheado", ela diz.
No mutirão ainda era possível fazer documentos pessoais como CPF, carteira de trabalho e agendamento de carteira de identidade, teste rápido de HIV, e serviços da Defensoria Pública e do balcão de Justiça, como reconhecimento de paternidade através do teste de DNA.
Com distribuição de kits para higiene bucal e orientação e avaliação nutricional, os serviços de saúde eram alguns  dos mais procurados.
A dona de casa Arlete Pinheiro  foi ao local para fazer os documentos dos filhos e aproveitou para medir a glicemia e a pressão. "Foi diagnosticado que estou acima do peso  e com pressão alta. Fui orientada a  procurar um nutricionista", contou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário