terça-feira, 18 de março de 2014

"Acolhimento no fundo do mar" - Revista RADIS

A Revista RADIS Nº 135 (Dez/2013) traz em destaque a personalização dos ambientes de radiologia do IFF/Fiocruz, voltada para o público infantil. A sala de Tomografia Computadorizada aderiu ao tema aquático: a maca se tornou uma prancha e o túnel, uma boia gigante. Toda a sala foi decorada com polvos, lulas, peixes e barcos, proporcionando ao público infantil uma aventura divertida ao invés da tensão dos exames.



"A aventura dos usuários começa na recepção, uma antessala estreita que agora parece uma faixa de praia, com barraquinhas e coqueiros. Na porta à esquerda, o cenário reproduz uma escada com um farol ao fundo, de onde se pega um 'pequeno atalho' para a praia"

Os resultados são excelentes: o ambiente humanizado faz com o que o tempo de exame das crianças seja bem menor, já que o medo é aliviado e torna-se rara a repetição da exposição à radiação. Inspirado em outros modelos bem sucedidos, a tática reduz em 10% o uso de sedativos nas crianças para a realização de exames. Com tanta diversão, o problema agora é fazer com que as crianças queiram deixar a sala após o procedimento.

Fonte: Revista RADIS- Nº 135 - Dezembro de 2013. Fiocruz

Nenhum comentário :

Postar um comentário