quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Saiba mais sobre o Câncer na Laringe do Ex-Presidente Lula

Na semana passada, o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, teve diagnosticado um câncer na laringe. Quando a doença é detectada precocemente, caso de Lula, as chances de cura são grandes. Por isso é preciso ficar atento aos sintomas e aos fatores de risco associados a esse tipo de câncer.

Um dos sinais, verificado no caso do ex-presidente, é a rouquidão persistente, que dura mais de três semanas, junto com a dificuldade para engolir, dor na garganta e dificuldade para respirar. Entre os fatores de risco, destacam-se principalmente, o consumo de tabaco e álcool. Fumantes têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença. E quem fuma e bebe está 43 vezes mais propenso a ter esse tipo de câncer.


O câncer de laringe ocorre predominantemente em homens e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas. A ocorrência pode se dar em uma das três porções em que se divide o órgão: laringe supraglótica, glote e subglote. Aproximadamente 2/3 dos tumores surgem na corda vocal verdadeira, localizada na glote, e 1/3 acomete a laringe supraglótica (acima das cordas vocais). O tipo histológico mais prevalente, em mais de 90% dos pacientes, é o carcinoma epidermoide.

Estimativa de novos casos: 9.320 (2009)

Número de mortes: 3.594, sendo 3.142 homens e 452 mulheres (2008)

Nenhum comentário :

Postar um comentário