Que é uma delícia, todo mundo sabe. Más, além de saboroso, chocolate também é saudável. Um número cada vez maior de pesquisas mostra que consumir chocolate, com moderação, faz muito bem à saúde. Ele ajuda a prevenir o envelhecimento e a reduzir o colesterol ruim, faz bem ao coração e até mesmo ao bom humor! Só não vale exagerar: o chocolate tem muitas calorias, ou seja, pode fazer com que você engorde.
Um pedaço de chocolate tem proteínas, vitaminas A, B, C, D e E e sais minerais fundamentais para a nossa saúde, como o ferro e o fósforo. É um alimento rico em flavonóides, uma substância que é antioxidante. Isso quer dizer que ela combate a oxidação das células e seu envelhecimento. Quanto mais amargo o chocolate, mais flavonóide ele possui.
Veja mais benefícios que o consumo de chocolate pode te trazer:
– PARA AS CÉLULAS: O chocolate é rico em flavonóides especiais, que combatem o envelhecimento das células. Com isso, pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer e fortalecer o sistema imunológico, que é o nosso sistema de defesa.
– PARA O CORAÇÃO: Uma substância estimulante chamada teobromina, presente no chocolate, ajuda no funcionamento do coração. Os pesquisadores dizem que a teobromina é a responsável também pelo vício em chocolate.
– PARA O SANGUE: Os flavonóides do chocolate ajudam a diminuir a pressão sanguínea. Isso acontece porque eles agem diretamente nas artérias, ajudando a dilatação.
– PARA A CABEÇA: Dois componentes presentes no chocolate estimulam os neurônios, deixando você mais alerta. Além disso, o chocolate ajuda o nosso cérebro a produzir a serotonina, uma molécula que é responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Em outras palavras,chocolate faz a gente feliz!
– PARA O CORPO: O consumo moderado e contínuo de chocolate pode contribuir para o emagrecimento, já que possui antioxidantes que podem melhorar a massa muscular e favorecer o emagrecimento.
O ideal é que o chocolate seja consumido depois de um almoço à base de muitas fibras, que vão desacelerar a absorção de glicose. Se for consumido em jejum, a glicose do organismo estará baixa, e a pessoa terá o chamado rebote glicêmico: a glicose vai subir rapidamente, o organismo vai produzir muita insulina, a glicose chegará depressa demais à célula e ficará de novo baixa no organismo. E a pessoa vai querer mais e mais doce.
Nenhum comentário :
Postar um comentário