O paciente procura o atendimento hospitalar por vontade própria ou da família, a internação é realizada por indicação médica ou por processo legal nos casos de doenças infecto contagiosa ou doença mental que ponham em riscos a integridade física das pessoas ou a sua segurança.
A admissão no hospital ocorre através da internação, por um período igual ou superior a 24 horas. Para a maioria dos pacientes este processo pode funcionar como uma experiência traumática mas, necessária. Significa a interrupção do curso normal da sua vida do seu cotidiano. Temos de convir, analisar e sentir o que é conviver mesmo que temporariamente, com pessoas estranhas e em um ambiente diferente do seu meio familiar e do seu círculo de amizade.
A internação pode apresentar para muitos pacientes, perda financeira, perda do trabalho, da sua capacidade laboral, perda da individualidade, da privacidade, sensação de insegurança, medo e abandono. A adaptação do paciente a esta nova situação, nem sempre é imediata pois, além de todos os medos e perdas, as sensações negativas e inseguranças, surge a obrigação de seguir regras, rotinas diferentes, o entrosamento com a equipe de saúde, ser servido por pessoas estranhas, a sensação de estar incomodando, dando trabalho e ser submetidos a vários procedimentos. Mudar de hábitos e rotinas.
A humanização da assistência minimiza estas sensações inseguranças e medos do paciente e de sua família. Acrescente-se aí uma assistência de qualidade por profissionais que conheçam e respeite e apliquem os direitos do paciente, de acordo com a Portaria nº 1.286 de 26/10/ de 1993, art. Nº 8º e 74 de 04/05 94 do Ministério da Saúde.
O paciente deve ser visto de uma forma holística respeitando sua individualidade, privacidade e direitos.
Embora esteja acontecendo de forma menos lenta do que há alguns poucos anos atrás, a conscientização dos seus direitos tem sido uma forma de tornar mais humanizada a assistência ao paciente e é também outra forma de tornar o nosso trabalho ainda mais consciente e eficaz. A assistência humanizada atrelada ao cumprimento dos seus direitos, resultará em mais satisfação do cliente, menos tempo de internamento, mais agilidades nas resoluções, recuperação mais rápida, menos sequelas ou agravos.
Regina Pastor
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