sexta-feira, 27 de julho de 2012

Prevenção a Acidente de Trabalho: pratique essa idéia


Dia 27 de julho é o comemorado o Dia Nacional da Prevenção a Acidentes de Trabalho. Essa data foi estipulada em 1972, por iniciativa do ministro do trabalho Júlio Barata. Quando as portarias 3.236 e 3.237 regulamentavam a formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e atualizando o artigo 164 da CLT. Ficando assim instituída ao profissional de Enfermagem do Trabalho a execução das ações, bem como, a educação continuada do trabalhador.    

A Coordenadora e Enfermeira Josenilda do Rosário, do Curso de Enfermagem do Trabalho da Escola de Saúde Maria Pastor, afirma que o Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Ela define como acidente do trabalho “aquele que ocorre durante o serviço, ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, resultando em lesão corporal ou perturbação funcional podendo resultar em morte, perda ou redução da capacidade para o trabalho”.

Segundo Rosário o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) deve ser contínuo durante a execução das atividades trabalhistas, a não utilização destes equipamentos desencadeia danos tanto aos trabalhadores quanto aos empregadores. “Um acidente pode ter causas naturais ou por falta de adoção das medidas de proteção”, afirmou Rosário. Segundo o artigo 132 do Código Penal Brasileiro essa última situação pode gerar ao empregador uma punição de três meses a um ano de detenção.

Mas as medidas de prevenção a acidentes trabalhistas estão presentes em todas as áreas da saúde. Segundo a Coordenadora e Professora do Curso de Radiologia da Escola de Saúde Maria Pastor, Daniela Ribeiro, o curso possui em toda sua grade curricular disciplinas que trabalham esse assunto. “Os alunos do Curso Técnico em Radiologia aprendem a como se prevenir dos acidentes que podem acontecer no setor de trabalho”, afirmou a coordenadora que  seguiu dizendo , “especialmente na disciplina Biossegurança os alunos aprendem a lidar com a radiação X”.

Segundo a Coordenadora e Professora do Curso Técnico em Enfermagem, Márcia Costa, a medida mais importante de prevenção é a profilaxia, “através da lavagem das mãos reafirmamos a higiene como um método de prevenção e promoção à saúde. Dessa forma, compreendemos a importância desse ato tão simples, e que por conta disso, muitas pessoas o ignoram, mas esse gesto pode evitar graves infecções”, alertou. Costa terminou dizendo que “no decorrer de todo o curso relatamos os cuidados com o manuseio de perfurocortantes entre outros”.

                                                                                                                             
                                                                                                                    Por Claudiana Sansil

Nenhum comentário :

Postar um comentário