quarta-feira, 25 de julho de 2012

E como anda a saúde da mulher negra?


Conhecer as doenças que mais acometem a população feminina auxilia a promoção à saúde


Hoje 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra. Essa data foi instituída em julho de 1992 pela ONU durante o 1º Encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe. Apesar da importância da luta por menores salários e igualdade trabalhista, já que as mulheres negras são alvo de discriminação no mercado de trabalho, é imprescindível questionar como anda a saúde dessas mulheres?

 Segundo Jaime Dias, Enfermeiro e Professor da Escola de Saúde Maria Pastor, as principais doenças que acometem, a população negra e feminina são:

- Hipertensão
Obesidade
Anemia falciforme
Cardiopatias
- Diabetes Mellitus – Tipo II
- Morte Materna

            Segundo censo de 2000, 36 milhões de mulheres negras foram acometidas por algumas dessas patologias. Apesar da grande incidência essas doenças elas podem ser evitadas. “No Brasil, as síndromes causadas pela hipertensão são a principal causa de morte materna. As pessoas que não sofrem de pressão alta, devem manter uma alimentação saudável, exercícios físicos e não abusar do sal”, afirmou Dias e completou dizendo que “a pressão alta é perfeitamente controlável e pode ser prevenida”.




                                                                                                                             Por Claudiana Sansil

Nenhum comentário :

Postar um comentário