quinta-feira, 24 de novembro de 2016

ENFRENTANDO DESAFIOS PARA CONQUISTAR OBJETIVOS

O Desafio de Construir um caminho para alcançar metas e a reorientação nas práticas profissionais dentro de um mundo tão desestruturado que jaz no poder de forças “ocultas” tornam difícil a vida humana: dificuldades para sobreviver dignamente, frustrações, tristezas, impotências, falta de esperança, desemprego, falta de oportunidade para uma formação profissional, descriminações das minorias.

Chegamos a um momento crítico em que muitos se perguntam: Por que? Como isto está acontecendo?

Culpamos a juventude atual, que em outros tempos era considerada “o futuro do país” por tantas delinquências. Fiz parte desta esperança do futuro do país.  Busquei através de muita disciplina, traçando metas enquanto cursava o primário.  Iria fazer uma faculdade. Não foi fácil alcançar esta meta. Foi muito, muito difícil. Mas, as dificuldades eram somente financeiras. Sendo eu do interior da Bahia, tive de procurar empregos para me alimentar, pagar pensionato, transporte e faculdade. Penei por falta de recursos financeiros. Contudo, não por falta de oportunidades. Estudei em boas escolas públicas. Consegui ser contratada enquanto universitária em três empregos. Outros tempos. Estava no início da faculdade, no primeiro semestre.  Aprendia nos trabalhos técnicas manuais sem ter o conhecimento cientifico, o que fui aprendendo nas aulas da faculdade.



O primeiro através do projeto Rondon, um projeto do governo federal que oportunizava aos estudantes universitários daquela época a trabalharem em período inverso aos seus estudos. Outros dois em hospitais diferentes, onde dava plantões noturnos com “bolsa de trabalho”. Uma noite em um hospital, outra noite em outro. Descansava 2 horas durante um plantão. Era uma forma de estágio remunerado. Dormia em casa três noites por semana. Agradecia a Deus. Privava-me do sono, mas, tive oportunidade de me manter estudando e pagar minha faculdade, que era a Católica. Recebia um salário mínimo em cada um. Cursar a Federal nem por sonho, pois as aulas naquela época eram o dia todo. Como trabalhar? Tinha em minha mente que isto não duraria por muito tempo. Não durou. No quarto semestre consegui um emprego de meio período com salário que cobria as minhas despesas. Para economizar, andei muito a pé longas distancias. Estou viva e não me arrependo.

Cursar uma faculdade nos anos setenta, era um sonho que muitos jovens almejavam e alcançavam. Emprego, ascensão profissional, social e financeira garantida.  

Em paralelo com a época atual, há falta de boas escolas públicas, em que os jovens possam ter o direito de competir com os bem preparados, fato que acaba os excluindo das faculdades públicas, privando-os do direito da isonomia.

Não precisamos de mais presídios, precisamos de uma boa educação, de creches, de escolas que funcionem o dia todo e os mantenham ocupados estudando, praticando esportes. Boas bibliotecas, bons professores estimulados, tanto na sua formação humana pedagógica como financeiramente. Desengessar as unidades temáticas da matriz curricular. Acabar com a mesmice adaptando a educação para as necessidades de um mundo globalizado.

O que leva o jovem a delinquir, na sua maioria, é a falta de uma boa educação, a ausência dos pais que por necessidades existenciais tem que deixar seus filhos sozinhos sem supervisões. Vão em busca do pão de cada dia para o sustento da família. A certeza de que seus filhos estejam se preparando para a vida com a colaboração do estado não existe mais. As greves dos professores não existiriam ou seriam limitadas se estes valiosos profissionais por onde tudo começa e termina na formação de um cidadão laborativo de um país fossem valorizados.

Muitos jovens fora das escolas, desmotivados, desestimulados, com tempo livre, desocupados são aliciados por marginais para os mais diversos tipos de crimes. Não precisamos de mais presídios. Precisamos de educação de qualidade. De estímulos e oportunidades para uma juventude sem rumo. Nunca desista, dificuldades existem, mas são passageiras.

Regina Pastor

   

quinta-feira, 28 de julho de 2016

8 Benefícios da Canoagem para a Saúde

Elimina gordura abdominal
A movimentação dos braços é constante na canoagem, independente da modalidade. A cada remada o corpo gasta quantidade aproximada de energia que gasta em um abdominal, e por trabalhar toda a musculatura da parte superior do corpo através do movimento dos braços, o efeito do esporte é muito positivo na região abdominal.

Tonifica os músculos
Quem pratica canoagem adquire melhor condicionamento físico com o passar do tempo. A gordura é queimada, os músculos fortalecidos, o trabalho do sistema respiratório é otimizado e a resistência a doenças cardiovasculares aumenta.

Combate o estresse
O contato direto com a natureza garante tranquilidade e calma durante a canoagem. A sensação prevalece mesmo após a prática, já que o esporte libera hormônios relacionados ao bem estar.

Melhora a capacidade de trabalhar em grupo
Nas modalidades de velocidade e caiaque polo, a canoagem pode ser praticado em grupos. Além de treinar o corpo, o esporte permite interatividade com outros praticantes, trabalha o compromisso com a equipe e consequentemente, diminui a dificuldade de trabalhar em grupo.

Melhora a postura
A canoagem exige que o praticante mantenha a postura correta para remar, o ato favorece o tronco e faz com que o corpo se adapte e mantenha a coluna ereta ao andar e sentar.

Fortalece o sistema imunológico
Quando a canoagem passa a fazer parte do dia a dia e é praticada com frequência, os benefícios se tornam cada vez mais evidentes no organismo. Previne doenças como a osteoporose, artrose, obesidade, doenças cardíacas ou respiratórias, diabetes e até mesmo a má circulação.

Previne a depressão
Praticar um esporte é uma ótima maneira de sair da rotina e aumentar os níveis de hormônios relacionados à adrenalina e ao bem estar, portanto, a canoagem é um ótimo remédio contra depressão e transtornos de ansiedade.

Melhora a disposição
Os benefícios que a canoagem proporciona ao corpo refletem diretamente na qualidade de vida do praticante. O esporte também é responsável por melhorar a qualidade do sono, aumentar a disposição e o rendimento em atividades rotineiras.

Todas as habilidades necessárias para fazer canoagem, são desenvolvidas através da pratica constante do esporte e da ajuda de um treinador. Pessoas com problemas de coluna devem buscar orientação antes de realizar o exercício.

Autora: Isabella Moretti
Acesso: 28 de julho de 2016.

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Momento Nutrição Junino - Bolo de Aipim Light

Ingredientes:
unnamed
1 kg de mandioca crua ralada (gosto do ralador mais grosso)
3 ovos
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 pacote pequeno (100g) de coco ralado sem açúcar
100 ml de leite de coco light
1 xícara de leite desnatado
3 xícaras de açúcar demerara ou adoçante para forno e fogão
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de Preparo:

Descasque a mandioca, lave-a e rale, desprezando o talo central.
Misture todos ingredientes em uma vasilha sendo por último o fermento em pó, mexa delicadamente.

Unte uma forma de alumínio com óleo e polvilhe com farinha, jogue a mistura da massa e leve para assar em forno médio pré aquecido, por mais ou menos 45 minutos ou até que esteja cozido e levemente dourado na superfície.

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Concurso Público - Cachoeira-BA

A Prefeitura Municipal de Cachoeira-BA está com inscrições abertas para Concurso Público e há 10 vagas para Técnicos em Enfermagem.  A remuneração é de R$ 900,00 para um regime de 40h semanais.

As inscrições vão até o dia 19/06 no site http://concursos.msconc.com.br/

Boa Sorte!

Momento Nutrição Junino - CANJICA LIGHT


Rendimento: 6 porções

Valor Calórico: 66 calorias cada


Ingredientes:
1 xícara de farinha de milho

1 colher (sopa) de coco seco

ralado desengordurado

1 colher (chá) de adoçante em pó

1 colher (café) de sal marinho

300 ml de leite líquido desnatado


Modo de Preparo:

Dissolva a farinha de milho no leite, acrescente os outros ingredientes e leve ao fogo baixo mexendo sempre, até ficar com consistência espessa. Retire do fogo, coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar, depois sirva.

Fonte: http://www.mulher.com.br/bem-estar/receitas-light-para-a-festa-junina

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Momento Nutrição Junino - Pé de Moleque Light

Confira agora uma saborosa receita de Pé de Moleque Light para curtir as festas juninas:


Ingredientes:
- 500 g de amendoim torrado e moído
- 1 colher de sopa de margarina light (sem sal)
- 1 receita de leite condensado diet (receita abaixo)
- 1 colher de sopa de multiadoçante ou adoçante culinário

Modo de Preparo:
Misture bem os ingredientes, coloque em uma forma untada comprimindo bem essa massa do pé-de-moleque. Cubra com papel filme e leve à geladeira. Depois de bem gelado, corte os quadradinhos e guarde em uma vasilha fechada, na geladeira.

Leite condensado diet:
- 1 xícara de chá de leite em pó desnatado
- 1 colher de sopa de adoçante culinário
- 1 colher de sopa de manteiga light
- 3/4 de xícara de chá de água fervente

Modo de preparo:
Misture o leite em pó, a manteiga e o adoçante. Acrescente a água aos poucos, mexendo bem (ou bata na batedeira por 3 minutos). Coloque em uma panela e leve ao fogo por 5 minutos; retire do fogo e espere esfriar um pouco para colocar em um recipiente de vidro.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Momento Nutrição Junino - Arroz Doce Light


Arroz doce - Foto: Getty Images

Inaugurando o nosso Momento Nutrição Junino - 2016, temos a receita de Arroz Doce Light! Confira:

Ingredientes:

1 litro e meio de leite 
2 xícaras de arroz (já lavado) 
3 xícaras de açúcar orgânico 
Canela a gosto 
1 lata de leite condensado light

Modo de Preparo:

Coloque, em uma panela grande, o leite e o arroz, e cozinhe por 20 minutos já com a canela, mexendo de vez em quando. Acrescente o açúcar e deixe mais 20 minutos. Por último, adicione o leite condensado e deixe os 20 minutos finais. Salpique com mais um pouquinho de canela na hora de servir. 

90 calorias por taça

Fonte: http://www.minhavida.com.br/receitas/galerias/15264-16-receitas-tipicas-de-festa-junina-que-cabem-na-dieta/2

segunda-feira, 9 de maio de 2016

MINICURSO DE HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA - CUIDANDO DE QUEM CUIDA

A Maria Pastor lança mais um minicurso para você!

O nosso minicurso "Humanização da Assistência - Cuidando de Quem Cuida" é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde (graduados, técnicos, auxiliares e cuidadores). O conteúdo abrange estudos teóricos, jogos teatrais e rodas de diálogos.

O curso ocorrerá no dia 12 de novembro de 2016, das 07h às 17h. 

Investimento: R$ 50,00

Com direito a Certificado de 10 horas.


Coordenador: Prof. Mário Santana




segunda-feira, 18 de abril de 2016

CONCURSO PÚBLICO - DOM BASÍLIO (BA)

Inscrições abertas para o Concurso Público da Prefeitura de Dom Basílio (BA). Há 10 vagas para Técnicos em Enfermagem sob as seguintes condições:

Remuneração - R$ 1.110,00
Carga Horária - 40h semanais

É necessário ter concluído o curso técnico em enfermagem e o registro no conselho de classe da área.

Confira o edital completo e saiba como se inscrever em: https://site.pciconcursos.com.br/arquivo/1353105.pdf


terça-feira, 12 de abril de 2016

VAGA DE ESTÁGIO - ANÁLISES CLÍNICAS E ENFERMAGEM

Estagiário do Curso Técnico em Análises Clínicas ou Técnico em Enfermagem

Bolsa auxílio (nos primeiros seis meses): R$ 160,00
Auxílio Transporte: R$ 100,00
Carga horária de 96 h mensais (4 h de segunda a sábado) turno matutino

O Estagiário deve estar cursando os cursos técnicos citados acima (no minimo 08 meses de curso)

Os interessados poderão enviar o currículo para dp@clab.com.br

sexta-feira, 18 de março de 2016

Confecção da Cédula de Identidade de Estagiário de Radiologia

Conforme Art. 7º da Resolução Nº 5, de 29 de Abril de 2015 do CONTER - Conselho Nacional dos Técnicos em Radiologia, a Cédula de Identidade de Estagiários de Radiologia será obrigatória para que o aluno seja encaminhado para seu estágio curricular. 

Para atender o dispositivo legal acima citado, é necessário que o aluno realize agendamento do serviço de Confecção da Cédula de Identidade de Estagiário de Radiologia, encaminhando o Nome Completo, Data de interesse do agendamento e Insituição de Ensino, através do email secretaria@crtr08.org.br.

Após agendar a data do serviço, o aluno deve comparecer no CRTR - 8ª Região, munido de RG, 2 fotos 3x4, comprovante de residência e taxa de R$21,20 (vinte e um reais e vinte centavos).

O Conselho fica na Rua Chile, nº 5 Ed. Antônio Ferreira, salas 406 a 410 - Centro. Para maiores informações, entre em contato pelos telefones 71 3243-5412 / 3322-4802.

terça-feira, 15 de março de 2016

Maria Pastor Informa: Como não sofrer com a crise econômica no Brasil

Muito se fala sobre a crise econômica do Brasil. Fala-se mais ainda em alternativas para fugir ou não sofrer com a crise.  Essa é a oportunidade de investir em educação, ingressar em um Curso de Capacitação ou Especialização Técnica, para se destacar no mercado e obter uma vaga com melhor remuneração. Confira nossas opções:

Curso de Formação para Socorristas – Primeiros Socorros
80 horas de teoria e práticas com direito a certificado ao final.
Duração Aproximada: 3 meses
Início Previsto: 16 de abril de 2015
Investimento: R$400,00 em até 3x sem juros

Curso Livre em Hemodiálise – 13ª Turma
80 horas de teoria + visita técnica com direito a certificado ao final.
Duração Aproximada: 3 meses
Início Previsto: 02 de abril de 2015
Investimento: R$600,00 em até 4x sem juros

Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho
360 horas com estágio. (Encaminhamento Gratuito)
Turma 1 – Matutina (Aulas 3x na semana) – Duração 6 meses
Turma 2 – Integral (Aulas somente aos Sábados) – Duração 7 meses
Investimento:  R$120,00 de matrícula + parcelas de R$211,00( via boleto, se pagas até o vencimento)

Especialização Técnica em UTI
360 horas com estágio. (Encaminhamento Gratuito)
Turma 1 – Matutina (Aulas 2x na semana) – Duração 7 meses
Turma 2 – Integral (Aulas somente aos Sábados) – Duração 7 meses
Investimento:  R$120,00 de matrícula + parcelas de R$215,00( via boleto, se pagas até o vencimento)

Se matriculando em nossas Especializações Técnicas, você tem direito a meia passagem escolar de ônibus e metrô, além de ganhar o módulo de aulas virtual em CD-ROM.  


Para maiores informações, entre em contato conosco pelo e-mail: contato@mariapastor.com.br ou nos telefones: 71 3321-3030 / 6900. Ex-alunos de cursos técnicos e especializações consulte se há descontos válidos. 

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

SORTEIO - FACEBOOK


Acesse sorteiefb.com.br/tab/promocao/521948, clique em "QUERO PARTICIPAR", siga as instruções e concorra a um exemplar do EXPERT ENFERMAGEM, com mais de 3.000 questões comentadas para Concursos Públicos!

Obs.: Para concorrer é preciso possuir conta no Facebook.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

BUSCA DE EMPREGO: CUIDADORA DE IDOSOS

Cuidadora de Idosos com mais de 12 anos de experiência e boas referências.
Para mais informações sobre os serviços entre em contato pelo telefone: (71) 98646-5029

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

CURIOSIDADE - DECISÃO COREN-BA Nº 007/2001

DECISÃO COREN-BA Nº 007/2001
Normatiza o Registro da Enfermagem




 O que anotar
Informações subjetivas e objetivas, problemas/preocupações do cliente, sinais/sintomas, evento e a mudança significativa do estado de saúde, cuidados prestados, ação e efeito das intervenções de Enfermagem baseadas no plano de cuidados e respostas apresentadas.

  

Quando anotar
Sempre que ações de assistência forem executadas, mantendo o planejamento de Enfermagem atualizado.

  
Como anotar
O registro deve ser feito de forma clara e objetiva, com data e horário específico, com a identificação (nome, COREN-BA e carimbo) da pessoa que faz a anotação. Quando o registro for manual, deve ser feito com letra legível, sem rasuras. Na vigência de uma anotação errada, colocar entre vírgulas a palavra digo e anotar o texto correto.


Para que anotar
Para historiar e mapear o cuidado prestado; facilitar o rastreamento das ocorrências com o cliente a qualquer momento e reforçar a responsabilidade do profissional envolvido no processo de assistência de Enfermagem, instrumentalizar os profissionais contra possíveis ações ética, civil ou penal.


Quem deve anotar
Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem.